Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação ILA > Histórico e filosofia
Início do conteúdo da página

Histórico e filosofia

Publicado: Quarta, 30 de Março de 2016, 17h59 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2016, 14h42 | Acessos: 557

No início dos anos 60, a mesma demanda por educação superior que levara à criação da Escola de Engenharia Industrial resultou na Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande, para cujo funcionamento foram cedidas salas da Escola Normal Santa Joana d’Arc. Em 1964, iniciou-se aí a marcante história do Curso de Letras, habilitação em Francês e Inglês, e, mais tarde, também Português – a habilitação em Espanhol só viria a ser concretizada em 1994.

Desde então, as ações do quadro que iniciou o extinto Departamento de Letras e Artes têm-se voltado principalmente para a formação dos professores do ensino fundamental e médio em nossa comunidade e nos municípios vizinhos. A implantação do Curso de Educação Artística, em 1977 –reestruturado em 2003 como Curso de Artes Visuais –, ampliou a relevância do DLA no meio educacional local e regional, pela oferta de nova área de formação superior de qualidade.

O corpo docente do Departamento, de início formado por professores do ensino fundamental e médio local, foi gradualmente substituído por profissionais pós-graduados que, em conseqüência, mudaram o perfil do Departamento e dos cursos sob sua responsabilidade. Isso acentuou-se a partir dos anos 90, com o ingresso de mestres e doutores em todas as áreas, muitos dos quais se haviam licenciados na própria FURG, além da iniciativa de vários docentes da Universidade, buscando qualificar-se em programas de pós-graduação.

O perfil acadêmico do DLA migrou, dessa forma, de uma vocação estritamente de ensino – com foco na reprodução de modelos tradicionais de estudos no campo da Lingüística, Literatura e Artes –, para atividades regulares de pesquisa e extensão, pós-graduação, qualificação continuada dos docentes, empenhando-se, por conseguinte, na modernização do ensino escolar e na abertura para uma formação voltada à busca de soluções.

Significativa evidência dessa mudança são a criação do Núcleo de Pesquisa Literária, no final dos anos 80, do Curso Pós-Graduação em Literatura Brasileira Contemporânea, em nível de Especialização, do Programa de Pós-Graduação em Letras, com o Mestrado em História da Literatura, a partir de 2002 – hoje om conceito 4 na avaliação da CAPES –, e preparando-se para oferecer Doutorado na área. Nos últimos três anos, o Departamento passou a oferecer outros Cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização: Lingüística e Ensino de Português, Artes Visuais e Linguagem, Cultura e Educação: uma interface teórico-prática na escola.

O documento Filosofia e Política da FURG, aprovado pelo CONSUN em 1987, definiu a Universidade como "vocacionada para o Ecossistema Costeiro, orientador de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão". Nesse contexto, apontava para uma filosofia unificadora da Universidade, a partir de que se estabeleceriam políticas coerentes a serem aplicadas no estudo de situações reais e específicas, capazes de colaborar para a melhoria das condições de vida das comunidades abrangidas pela ação da Universidade.

Embora o documento não faça referência direta à área de Lingüística, Letras e Artes, é inegável que a formação intelectual e cultural do homem no seu ambiente, o domínio funcional de seu idioma e de idiomas estrangeiros, o acesso aos bens culturais e artísticos da humanidade e a efetiva compreensão do alcance destes na formação da identidade sócio-cultural tornam o cidadão mais preparado para tirar do ambiente o melhor proveito para sua subsistência com qualidade, preservando-lhe as potencialidades em benefício das gerações futuras.

O Instituto de Letras de Artes, que se constituiu em 15 de agosto de 2008, projeta a manutenção da tendência já evidenciada na história do DLA e dos Cursos que se incorporaram no ILA e sua consolidação, por meio de uma estrutura de planejamento mais homogênea e mais integrada com os diversos setores da Universidade no que diz respeito aos objetivos institucionais.

É compromisso manter o programa contínuo de capacitação de docentes e técnicos administrativos em educação, visando a oferecer aos estudantes cursos ainda mais qualificados, ampliar a oferta de graduação na área, consolidar os cursos de pós-graduação lato sensu existentes e os grupos de pesquisa, refinando suas linhas, e implantar outros programas de pós-graduação stricto sensu.

As atividades de extensão devem ser ampliadas e tornadas mais consistentes, dentro do compromisso institucional de promover a integração entre a Universidade e a sociedade e de contribuir para o desenvolvimento local, atendendo a demandas observadas nos diversos setores a que o ILA pode atender.

Nessa linha, pode-se resumir assim a filosofia do Instituto de Letras e Artes:

O ILA é uma unidade voltada para o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa e a extensão de forma integrada e integradora, com o compromisso social de promover a formação cidadã dos egressos da FURG em sua área de atuação e contribuir para o desenvolvimento intelectual da comunidade universitária, local e regional.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página