Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 31/08/2018 - Audiência Pública Frente Parlamentar em Defesa da Oferta do Ensino de Língua Espanhola na Rede Pública Estadual
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

31/08/2018 - Audiência Pública Frente Parlamentar em Defesa da Oferta do Ensino de Língua Espanhola na Rede Pública Estadual

  • Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 19h47
  • Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 19h47
  • Acessos: 137

Uma representação de alunos da FURG do curso de Licenciatura em Letras Português Espanhol, acompanhada pelos professores Wellington Freire e Joselma Noal (representante da FURG no movimento Fica Espanhol), participou de audiência pública no dia 28 de agosto. Estudantes e professores de diferentes níveis de ensino e lideranças educacionais lotaram o plenarinho da Assembleia Legislativa do RS para defender a permanência da língua espanhola nas escolas públicas gaúchas.

A Audiência Pública Frente Parlamentar em Defesa da Oferta do Ensino de Língua Espanhola na Rede Pública Estadual buscou defender a pluralidade linguística nas escolas públicas de nosso estado. Já a proposta de emenda constitucional, a PEC270/2018 deverá ser votada e sessão plenária na terça, 4 de setembro.

Desde 2016, o movimento #FICAESPANHOL vem lutando contra a retirada da língua espanhola no ensino básico das escolas públicas brasileiras.

No dia 27 de março de 2018 foi aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 270/2018 apresentada pela Deputada Juliana Brizola, que prevê a oferta obrigatória do espanhol nas escolas e matrícula facultativo para os estudantes.

A PEC também foi aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), no dia 14 de agosto e deve ser encaminhada para votação em plenário em regime de urgência.

registrado em:
Fim do conteúdo da página