Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 05/11/2019 - I Semana Universitária de Gravura da FURG e UFPEL, acontecerá durante os dias 06, 07 e 08 de novembro de 2019 na Universidade Federal de Rio Grande – FURG e Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

05/11/2019 - I Semana Universitária de Gravura da FURG e UFPEL, acontecerá durante os dias 06, 07 e 08 de novembro de 2019 na Universidade Federal de Rio Grande – FURG e Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.

  • Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 13h49
  • Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 13h49
  • Acessos: 130

 

Organizado professoras e Drª Janice Martins Appel (FURG) e Drª Kelly Wendt (UFPEL) a I Semana Universitária de Gravura da FURG e UFPEL,  acontecerá durante os dias 06, 07 e 08  de novembro de 2019 na Universidade Federal de Rio Grande – FURG e Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.

A I Semana Universitária de Gravura- FURG e UFPel é um evento organizado para divulgar os conhecimentos gráficos, pensando em sua sustentabilidade, refletindo não somente as práticas artísticas, como distintos materiais comuns na contemporaneidade e a preocupação com a redução aos impactos ambientais. A gravura tradicional resiste ao tempo, aos meios, e por isso nos fascina em poder praticá-la, contudo é necessária uma adequação aos tempos atuais de preservação ambiental e também na missão da FURG, voltada para o ecossistema. Desta forma, sua viabilidade é importante para as ações artísticas, ao gravador e ao meio ambiente. Neste sentido, os alunos e alunas das Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Rio Grande estarão interagindo e produzindo conjuntamente na tentativa de estimular e mostrar a produção as artes gráficas do sul do Rio Grande do Sul tendo em vista a sustentabilidade.

A  programação iniciará no ILA, na Furg, com a palestra da professora do Centro de Artes, da UFPel, a Phd Angela Polhmann que tecerá reflexões sobre Gravura Não-Tóxica, pesquisa desenvolvida desde 2005. Falarão também os professores Rita Rache e Claudio Tarouco, ambos do ILA FURG. Entre os três dias de programação acontecerão inúmeras oficinas com a temática da sustentabilidade proporcionando troca de conhecimento e o exercício da prática. Entre as atividades, além das oficinas, haverá roda de conversa e flash gravura, buscando consolidar uma parceria entre as instituições e  nesta área  fortalecendo um diálogo entre a linguagem e a região sul. Cabe ressaltar que todas as oficinas serão ministradas pelos alunos de gravura das professoras Kelly Wendt (UFPEL) e Janice Appel (FURG), de suas  respectivas instituições, conforme programação em anexo.

O evento reúne também diversas ações paralelas entre elas os estudantes pertencentes ao PIBID (Programa institucional brasileiro de iniciação a docência) tanto da FURG quanto da UFPel que atuam desenvolvendo atividades nas escolas municipais utilizando técnicas de gravura alternativa. Faz parte do evento a exposição Paisagens de Lastro, do artista rio grandino Rogério Marques, no dia 07 de novembro as 18 e 30  horas na Galeria A SALA, onde apresentará para a mostra um conjunto de xilogravuras, bordados e desenhos em meio a sua poética auto-referencial entre  estórias e personagens. Por fim, o evento encerra com a feira gráfica Mofeira, realizada na FURG, idealizada pelo professor Me. Diogo Gonçalves e conta com diversos expositores entre alunos e comunidade em geral.

Enfim este evento reúne diferentes ações que possuem um objetivo em comum, a discussão quanto aos processos criativos na gravura e a sua relação com os impactos ambientais. Na busca da reflexão para alternativas menos convencionais, mas eficientes no dia a dia da gravura no extremo sul do Brasil.

 

CARTAZ

registrado em:
Fim do conteúdo da página