O Seminário "Nas Sombras da Contemporaneidade: Artes Visuais e Trabalho", em sua segunda edição, tem por objetivo refletir sobre as relações de trabalho dos agentes da arte, seus sistemas e processos de valorização, sobretudo à luz da configuração econômica e social brasileira. Serão realizados quatro encontros ao longo dos meses de maio e junho de 2025, com diferentes agentes que compartilharão suas experiências profissionais.
Rodrigo Marroni é natural de Porto Alegre, 1982. Artista visual e gestor cultural. Formado em fotografia pelo Instituto Europeu de Design de Milão (2011). Em 2012, abre seu estúdio em Porto Alegre, no mesmo endereço, onde em janeiro
de 2016 veio a fundar a Casa Musgo. Possui trabalhos nos acervos MACRS (Museu de Arte Contemporânea do RS), FVCB - Fundação Vera Chaves Barcelos, Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul e MASM (Museu de Arte de Santa Maria). Na Casa Musgo, atua como diretor desde a fundação, tendo produzido dezenas de exposições, cursos e eventos culturais.
Este evento faz parte da programação das disciplinas: Mercados da Arte, História da Arte IV, História da arte II, História da arte V, e Introdução a História da Arte. Integra o projeto de pesquisa, Topografia das Sombras: A economia da arte em Circuitos Periféricos.