QUELQUES PRINCIPES POUR ENSEIGNER LE FLE: DE LA GESTION DES GROUPES À L'ÉVALUATION

Protocolo do SIGProj

243964.1389.264429.22022017

15/06/2016 a 15/03/2017

Coordenador-Extensionista

Gabriela Jardim da Silva

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O curso de extensão intitulado 'Quelques principes pour enseigner le FLE: de la gestion des groupes à l'évaluation' visa à discussão das práticas docentes no âmbito do ensino do francês como língua estrangeira (FLE) e destina-se aos professores de língua francesa da FURG, bem como aos professores do CELE/FURG, aos alunos do último ano do curso de Letras Português-Francês e aos bolsistas do PIBID/francês. Seu programa conta com três módulos: (1) 36 principes pour enseigner le FLE; (2) Enseigner la langue à partir des textes littéraires; (3) L'Évaluation.

Palavras-chave

Ensino do FLE, literatura em classe de FLE, avaliação.

Público-Alvo

Professores do setor de francês/FURG, professores de francês do CELE/FURG, alunos em fase final do curso de Letras Português- Francês. Outros, caso restem vagas.

Situação

Atividade COM RELATORIO FINAL

Contato

gabriela.jardim@furg.br

 

 

NÚCLEO DE ESTUDO E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE

Protocolo do SIGProj

265987.1389.57210.30032017

15/04/2017 a 31/05/2018

Coordenador-Extensionista

Teresa de Jesus Martins Lenzi

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O presente projeto é uma proposta de continuação das ações extensionistas do Núcleo de Estudos e Reflexão Crítica sobre a formação do Professor de Arte (N.E-Arte), que visa contribuir e promover uma formação complementar aos estudantes de Artes Visuais-Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), bem como de professores já inseridos na rede escolar da cidade do Rio Grande. Através de investigações e atividades práticas, a proposta aqui apresentada tem como ponto de partida contribuir com a formação do educador de Arte a partir do enfoque de temas, conteúdos e preocupações, reveladas por muitos dos estudantes do curso de Artes Visuais da FURG, que não são contemplados no Programa Curricular, seja por serem considerados exógenos a ela, ou por falta de tempo.

Palavras-chave

Artes Visuais, formação de professores de arte, formação complementar.

Público-Alvo

Estudantes do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do rio Grande; professores de arte da rede municipal, estadual e escolas particulares da cidade do Rio Gtrande.

Contato

tlenzi.lenzi@gmail.com  erick.souza16@etec.sp.gov.br

 

 

A FACE DO MEDO: CONTOS FANTÁSTICOS QUE POVOAM A NOSSA IMAGINAÇÃO

Protocolo do SIGProj

257683.1389.52917.07042017

06/03/2017 a 06/06/2017

Coordenador-Extensionista

Artur Emilio Alarcon Vaz

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

Este projeto tem como intuito apresentar contos da literatura fantástica para alunos graduandos e graduados da Universidade Federal do Rio Grande e/ou professores do Ensino Fundamental e Médio, priorizando a leitura, a interpretação e a produção textual. As aulas acontecerão duas vezes por semana na própria Universidade e serão ministradas por acadêmicas de Letras, afim de iniciar as suas práticas de ensino/aprendizagem.

Palavras-chave

literatura fantástica, ensino/aprendizagem

Público-Alvo

Graduandos e graduados da Universidade Federal do Rio Grande.

Contato

afacedomedo2017@gmail.com.

 

 

VEM LER: PROJETO DE INCENTIVO À LITERATURA (2016)

Protocolo do SIGProj

228415.1162.52917.27032016

01/03/2016 a 01/12/2017

Coordenador-Extensionista

Artur Emilio Alarcon Vaz

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

Este projeto tem como intuito apresentar a literatura para alunos do ensino fundamental e/ou médio de escolas municipais e estaduais nos diferentes gêneros textuais, aguçando assim o hábito de leitura desses estudantes e, da mesma forma, fazer com que se interessem pela biblioteca da escola. Ao contrário das aulas habitualmente ministradas (centradas muito mais em listas de autores e datas), as atividades centram-se na formação do leitor, buscando textos que os alunos identifiquem-se, tanto tematicamente, quanto linguisticamente. As aulas acontecerão duas vezes na semana na própria escola e serão ministradas por acadêmicas de Letras, afim de iniciar as suas práticas de ensino/aprendizagem e aplicarem os conhecimentos teóricos vistos em diversas disciplinas do curso.

Palavras-chave

literatura, ensino/aprendizagem

Público-Alvo

Alunos das escolas envolvidas

Contato

Secretaria da Escola.

 

 

LÍNGUA ESPANHOLA E SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA

Protocolo do SIGProj

256739.1389.73435.18042017

01/02/2017 a 30/12/2017

Coordenador-Extensionista

Darlene Arlete Webler

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Resumo:

O Curso LÍNGUA ESPANHOLA E SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA foi pensado e proposto a partir da manifestação de universitários e de pessoas da comunidade microrregional interessados em estudar a estrutura e o funcionamento da Língua Espanhola, bem como os usos e as manifestações socioculturais de falantes do espanhol em países americanos. Associado a tais manifestações de interesse, tem-se na FURG-SAP e no Polo Universitário-SAP, a disponibilidade e o interesse de docentes, técnicos e discentes em participar no desenvolvimento deste Curso. Na FURG-SAP, o Curso contará com docentes oriundos de países como Cuba, Peru e Uruguai, cuja língua materna é o Espanhol; de docentes e técnicos brasileiros que residiram longo ou médio período no Uruguai e na Argentina, com imersão da língua e de vivência cultural. Já no Polo-SAP, o Curso contará com universitários concluintes do Curso de Letras Português/Espanhol, na modalidade de EaD, do ILA/FURG. Cabe destacar que este Curso terá acompanhamento e orientação de docentes do ILA/FURG, vinculados às áreas de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literatura. O desenvolvimento do Curso prevê duas etapas, a saber: (1) estudo da estrutura e do funcionamento da Língua Espanhola, com um ou dois encontros semanais, de abril a julho, totalizando 80h/a; e (2) abordagens focadas nos falantes latinoamericanos de espanhol, suas inscrições  sociais,  artísticas  e culturais, com encontros semanais ou quinzenais, de julho a outubro, totalizando 40h/a.

Palavras-chave

Língua Espanhola - Sujeitos - Culturas

Público-Alvo

O público-alvo são interessados nos estudos da língua espanhola, seu uso em países da América do Sul e Cuba, seus falantes e suas manifestações culturais. Assim, deverão ser participantes do projeto estudantes universitários, professores das redes pública e privada, profissionais liberais e comunidade em geral com, no mínimo, Ensino Fundamental completo.

Contato

maiarasilveira95@hotmail.com darlene.webler@gmail.com

 

 

III CICLO DE ESTUDOS DIALÓGICOS DO DISCURSO

Protocolo do SIGProj

250481.1389.244234.28042017

06/04/2017 a 06/04/2017

Coordenador-Extensionista

Kelli da Rosa Ribeiro

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O grupo  de pesquisa Diálogos com Bakhtin tem se dedicado a debater e a aprofundar, com pesquisadores da FURG  e de outras instituições, os estudos do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin e seu Círculo. Diante disso, a partir das próprias discussões no grupo, surge a necessidade de ampliar as discussões e socializar com a comunidade acadêmica e externa as reflexões oriundas das leituras. Como os estudos realizados no grupo têm relação com o contexto escolar e podem contribuir nas atividades pedagógicas de sujei tos em formação inicial e continuada, a palestra intitulada'Identidades de gênero nas práticas discursivas da mídia publicitária: desigualdade social e empoderamento feminino', proferida pela Profª Drª Vera Lúcia Pires (LEAL - UCPel), é de extrema relevância e importância no âmbito da Universidade e da escola básica, uma vez que visa a refletir sobre textos midiáticos e gêneros discursivos multimodais, os quais contemplam formas significativas - visuais e discursivas - relacionadas às novas tecnologias da comunicação. O III Ciclo marca a intenção do grupo  de pesquisa em realizar, no  mínimo, dois  ciclos  por ano, estabelecendo  parcerias  entre estudiosos  da FURG e de outras instituições.

Palavras-chave

gêneros discursivos, ensino, linguagem.

Público-Alvo

Estudantes de graduação e de pós-graduação e professores da escola básica.

Contato

Pelo email klro.rib@gmail.com

 

 

LITERARTE: LITERATURA EM MOVIMENTO - RENOVAÇÃO

Protocolo do SIGProj

265091.1389.84066.21042017

01/04/2017 a 01/04/2022

Coordenador-Extensionista

Mairim Linck Piva

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O projeto 'Literarte: literatura em movimento' está vinculado a um projeto de maior abrangência intitulado 'Socializando a leitura'. É importante despertar o prazer da leitura, pois a leitura amplia a consciência e promove uma visão crítica acerca do mundo em que vivemos. A partir desse pressuposto, o projeto 'Socializando a leitura' organiza-se em função de três diferentes ações: (a) propiciar cursos de formação para professores da rede pública, qualificando e multiplicando o conhecimento sobre o mundo da leitura e sobre formas de incentivo ao ato de ler para os alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio; (b) promover atividades de incentivo à leitura diretamente para alunos de escolas públicas e comunidade em geral; (c) levar aos leitores a possibilidade de trocar livros, proporcionando a troca de livros que já tenham sido lidos por outros, a fim de ampliar sua margem de conhecimento de mundo. A proposta de ampliação para um novo viés surge com o 'Literarte: literatura em movimento' que envolve não só a área de literatura como também outras artes, como dança, desenho, fotografia, música e teatro.

Palavras-chave

Literatura, Arte, Leitura, Música, Teatro.

Público-Alvo

Comunidade em geral.

Contato

mairimpiva@furg.br

 

 

LITERATURA: LEITURAS, ESCRITA E ENSINO 2017

Protocolo do SIGProj

266486.1389.84066.21042017

01/04/2018 a 30/07/2019

Coordenador-Extensionista

Mairim Linck Piva

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O curso de extensão DzLiteratura: leituras escrita e ensinodz visa promover um espaço de discussão e aperfeiçoamento aos interessados em literatura, de maneira pluralizada. Mais que isso, visa perceber a literatura como recurso para ampliação de horizontes, em prol de romper com o imediatismo contemporâneo, que desfavorece a  apreciação do potencial simbólico-imagístico da  linguagem literária. Ademais, o projeto possibilita o desenvolvimento de discentes de graduação e pós-graduação em suas práticas pedagógicas, de modo a aprofundarem suas experiências e suscitarem a aplicabilidade de novos saberes no ensino de literatura. O curso configura-se ainda como uma oportunidade de atualização e aperfeiçoamento de profissionais de várias áreas, em especial das Letras e da Educação, que desejam ampliar horizontes sobre recepção literária e desenvolvimento de projetos que inovem a forma de perceber a literatura enquanto ciência humana. Sob esse viés, o processo de leitura está vinculado diretamente ao ato de escrever. Essa relação intrínseca aproxima estudos da Literatura e da Língua Portuguesa, pois o leitor competente vence as barreiras da escrita, seja pela multiplicidade de conhecimentos que a leitura oferece em suas diversas formas de realização, seja pelo amadurecimento do próprio processo cognitivo indissociável entre ler e escrever. O projeto oferece à comunidade em geral um curso de extensão, de 30 h/a, consistindo na leitura e análise de textos literários e de propostas pedagógicas que envolvam pesquisa, produção escrita e tecnologia. A estrutura do curso apresenta diferentes módulos, em que se enfocam gêneros literários e as relações entre literatura e outras áreas do conhecimento.

Palavras-chave

Literatura, leitura, produção textual, ensino.

Público-Alvo

Comunidade em geral.

Contato

mairimpiva@furg.br

 

 

TEACHERFLIX PIBID: Cinema & Identidade Docente

Protocolo do SIGProj

258843.1389.252264.09052017

17/05/2017 a 30/11/2017

Coordenador-Extensionista

Ana Paula Alba Wildt

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O projeto de extensão TEACHERFLIX PIBID tem por objetivo maior promover a (auto) formação reflexiva de professores de língua inglesa (atuantes e  futuros)  mediante a exibição e discussão de filmes que narram diferentes processos de constituição identitária docente e abordam temas pertinentes à educação de professores de língua estrangeira.

Palavras-chave

Professor reflexivo, Identidade docente, Cinema, Língua inglesa, PIBID

Público-Alvo

Discentes do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês da FURG, bolsistas PIBID - FURG, professores de Língua Inglesa das redes estadual e municipal de Rio Grande.

Contato

awildt@furg.br

 

 

TECELÕES DE HISTÓRIAS

Protocolo do SIGProj

226937.1162.230175.22032016

01/03/2016 a 01/03/2020

Coordenador-Extensionista

Valter Henrique de Castro Fritsch

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O projeto de extensão  Tecelões de Histórias visa a criação  de um núcleo permanente de formação de contadores  de histórias  e fomentação de ações de incentivo à leitura e literatura oral nas escolas municipais e do campo do município de São Lourenço do Sul. O núcleo atuará nas escolas e bibliotecas do município oferecendo atividades de teatro e contação de histórias, além de possibilitar através dos cursos oferecidos a capacitação de alunos da FURG e docentes do município da comunidade escolar de São Lourenço do Sul em atividades de incentivo  à leitura literária. Ainda é de interesse do  projeto a abertura de oficinas de escrita criativa e a formação continuada de docentes do município de São Lourenço do Sul que atuem nas séries inicias, e nas disciplinas de língua portuguesa e literatura.

Palavras-chave

Leitura, Contadores de Histórias, Ensino de Literatura, Práticas de Leitura, Escrita Criativa

Público-Alvo

ALUNOS DA FURG, COMUNIDADE DE SÃO LOURENÇO DO SUL E COMUNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO.

Situação

Atividade EM ANDAMENTO

Contato

Professor Valter Henrique de Castro Fritsch email: valter.fritsch@yahoo.com.br / FURG - Campus São Lourenço do Sul.

 

 

CONSCIÊNCIA LINGUISTICA NO LETRAMENTO

Protocolo do SIGProj

228404.1162.32344.28032016

01/04/2016 a 01/12/2017

Coordenador-Extensionista

Susie Enke Ilha

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

Este projeto tem como objetivo elaborar atividades lúdicas de consciência linguística no mini-laboratório de Fonologia do Instituto de Letras e Artes da FURG. Essas atividades serão desenvolvidas no espaço da brinquedoteca/ICHI-NEAI/FURG e em escolas da rede pública do município de Rio Grande. A consciência linguística será abordada quanto à consciência fonológica e à consciência morfológica. Vários estudos evidenciam o papel relevante da consciência fonológica durante a aquisição da leitura e da escrita. Conforme Freitas et. al. (1998), um elevado nível de consciência linguística proporciona um maior êxito na aprendizagem inicial da leitura e escrita.

Pretendemos, através de oficinas, dar continuidade às atividades já desenvolvidas no projeto de extensão Oficina de atividades de consciência fonológica, bem como elaborar atividades envolvendo tanto a consciência fonológica como a consciência morfológica.

Palavras-chave

consciência linguística, consciência fonológica, consciência morfológica, letramento

Público-Alvo

O projeto será desenvolvido com crianças cursando os anos iniciais em escolas públicas do município de Rio Grande. Posteriormente, as atividades pedagógicas e lúdicas serão ofertadas às professoras dos anos iniciais das referidas escolas que receberão também instruções de como desenvolver as atividades.

Situação

Atividade EM ANDAMENTO

Contato

suenke@gmail.com

 

 

NÚCLEO DE ESTUDO E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE

Protocolo do SIGProj

229551.1162.57210.21032016

02/05/2016 a 05/12/2017

Coordenador-Extensionista

Teresa Lenzi

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O presente projeto é uma proposta de criação de um núcleo de estudos e pesquisas destinado a contribuir e promover uma formação complementar aos estudantes de Artes Visuais-Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), bem como de professores já inseridos na rede escolar da cidade do Rio Grande. Através de investigações e atividades práticas a proposta aqui apresentada tem como ponto de partida contribuir com formação do educador de arte a partir do enfoque de temas, conteúdos e preocupações – reveladas por muitos dos estudantes do Curso de Artes Visuais da FURG - que não são contemplados no Programa Curricular, já seja por serem considerados exógenos a ela, ou por falta de tempo.

Palavras-chave

Artes Visuais, formação de professores de arte, formação complementar.

Público-Alvo

Estudantes do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do rio Grande; professores de arte da rede municipal, estadual e escolas particulares da cidade do Rio Gtrande.

Situação

Atividade EM ANDAMENTO

Contato

tlenzi.lenzi@gmail.com  erick.souza16@etec.sp.gov.br

 

 

NÚCLEO DE ESTUDO E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE

Protocolo do SIGProj

265987.1389.57210.30032017

15/04/2017 a 31/05/2018

Coordenador-Extensionista

Teresa Lenzi

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O presente projeto é uma proposta de continuação das ações extensionistas do Núcleo de Estudos e Reflexão Crítica sobre a formação do Professor de Arte (N.E-Arte), que visa contribuir e promover uma formação complementar aos estudantes de Artes Visuais-Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), bem como de professores já inseridos na rede escolar da cidade do Rio Grande. Através de investigações e atividades práticas, a proposta aqui apresentada tem como ponto de partida contribuir com a formação do educador de Arte a partir do enfoque de temas, conteúdos e preocupações, reveladas por muitos dos estudantes do curso de Artes Visuais da FURG, que não são contemplados no Programa Curricular, seja por serem considerados exógenos a ela, ou por falta de tempo.

Palavras-chave

Artes Visuais, formação de professores de arte, formação complementar.

Público-Alvo

Estudantes do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do rio Grande; professores de arte da rede municipal, estadual e escolas particulares da cidade do Rio Gtrande.

Situação

Atividade EM ANDAMENTO

Contato

tlenzi.lenzi@gmail.com

 

 

PROFICIÊNCIA EM LEITURA DE TEXTOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA 2016.1, 2016.2 E 2017.1

Protocolo do SIGProj

228043.1162.67168.17032016

01/02/2016 a 30/05/2017

Coordenador-Extensionista

Daniele Corbetta Piletti

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

A Prova de proficiência em leitura de textos em Língua Estrangeira (Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português), do Instituto de Letras e Artes da FURG, aferirá a capacidade do(a) candidato(a) quanto à leitura de textos autênticos de tipologia variada, em diferentes níveis de compreensão: geral, de pontos principais e detalhada. O(a)  candidato(a)  será igualmente avaliado(a)  pelo domínio de um vocabulário básico e pela compreensão de aspectos fundamentais de gramática textual. A prova destina-se a candidatos(as) que pretendam ingressar em Programas de Pós-graduação em qualquer área do conhecimento, ou que precisem comprovar sua proficiência em uma dessas línguas como língua estrangeira. A Prova de proficiência em Língua Estrangeira possui duas edições por ano e é aplicada nos quatro 'campi' da FURG. O edital da prova é divulgado em www.proficiencia.ila.furg.br e o e-mail para contato é ila.proficiencia@furg.br

Palavras-chave

leitura, proficiência, língua estrangeira, pós-graduação

Público-Alvo

A prova destina-se a candidatos(as) que pretendem ingressar em cursos de pós-gradução em qualquer área do conhecimento, ou que precisem comprovar sua proficiência em uma dessas línguas como língua estrangeira. A prova de língua portuguesa, assim como todas as outras línguas, é destinada exclusivamente a falantes não-nativos dessa língua.

Situação

Atividade COM RELATORIO PARCIAL

Contato

ila.proficiencia@furg.br

 

 

DIVULGANDO A ILHA DA TOROTAMA NAS ESCOLAS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RS

Protocolo do SIGProj

230432.1162.67205.28032016

01/06/2016 a 31/05/2017

Coordenador-Extensionista

Tatiana Schwochow PimpÃo

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O objetivo principal deste projeto é promover a divulgação da história da Ilha da Torotama sob o olhar de moradores e ex-moradores naturais da localidade mediante a diagramação de uma revista e a criação de uma página virtual. A Ilha da Torotama é uma ilha lagunar da Laguna dos Patos, pertencente ao 3º distrito da cidade do Rio Grande, o Povo Novo. As narrativas orais constituem importante mecanismo por meio do qual o passado pode ser (re)contado e divulgado. A história da ilha precisa ser (re)contada, não somente pelo valor histórico, mas também pela diminuição no número de habitantes. A transferência de ilhéus para a cidade do Rio Grande poderá alterar a identidade desses próprios moradores com o local, podendo fragilizar o vínculo emocional com a comunidade e embaçar lembranças de um passado não tão remoto. A localização da Ilha da Torotama, a característica mais densa da comunidade e o Dzcantardz observado na fala de alguns ilhéus constituem fatores que instigaram a realização do projeto Narrativas orais: o passado (re)contado da Ilha da Torotama. Trechos das narrativas coletadas nesse projeto já foram escolhidos para compor a revista e a página virtual, que divulgue a história da Ilha da Torotama sob o olhar dos próprios ilhéus, muito provavelmente histórias que não aparecem em livros. Com esse material concluído, será possível divulgar a pesquisa em escolas de modo a revelar uma parte da história da cidade do Rio Grande, provavelmente de pouco conhecimento, e, principalmente, na própria ilha.

Palavras-chave

Diagramação, revista, circulação, Torotama, escolas

Público-Alvo

O público-alvo são alunos de escolas da rede pública e particular da cidade do Rio Grande.

Situação

Atividade EM ANDAMENTO

Contato

 

 

RODAS DE CONVERSA: LINGUAGEM E ENSINO EM FOCO

Protocolo do SIGProj

244238.1162.67205.22082016

06/08/2016 a 05/07/2017

Coordenador-Extensionista

Tatiana Schwochow PimpÃo

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O objetivo central do projeto de extensão DzRodas de conversa: linguagem e ensino em focodz é promover, via Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP), iniciativas para a formação linguística e a formação docente, especialmente no que se refere à discussão entre teorias linguísticas e ensino de língua portuguesa. Para tanto, serão realizados encontros conduzidos por professores do ILA e da rede pública e particular de ensino e/ou acadêmicos dos cursos de Letras acerca de diferentes perspectivas teóricas e de sua relação com a prática docente.

Palavras-chave

Rodas de conversa, linguagem, ensino

Público-Alvo

Acadêmicos dos cursos de Letras e do curso de especialização em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, alunos egressos dos cursos de Letras, comunidade universitária e comunidade em geral.

Situação

Atividade COM RELATORIO PARCIAL

Contato

 

 

VIAGEM DIDÁTICA AO URUGUAI PARA O APRENDIZADO DO ESPANHOL

Protocolo do SIGProj

268536.1389.54834.06062017

14/06/2017 a 14/06/2017

Coordenador-Extensionista

María Josefina Israel Semino de López

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O projeto consiste em uma viagem ao Uruguai e visa oferecer aos alunos da FURG a oportunidade de aplicar o que tem aprendido do espanhol num país hispano-falante. Nosso objetivo é exercitar a fonética-fonologia, morfologia e sintaxe do espanhol. Alguns diálogos serão gravados para efeitos de estudos e pesquisas ulteriores vinculados sobre tudo à disciplina de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola I e II e fazer um primeiro contato com habitantes e instituições educativas monolíngues e bilíngues de um país do Mercosul. O público-alvo está constituído pelos alunos do Curso de Letras-Português-Espanhol da FURG.

Palavras-chave

Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Didática, Cultura Hispânica

Público-Alvo

Estudantes universitários.

Situação

Atividade EM ANDAMENTO

Contato

Professores da área de Espanhol.

 

 

PROFICIÊNCIA EM LEITURA DE TEXTOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA 2016.1, 2016.2 E 2017.1

Protocolo do SIGProj

228043.1162.67168.17032016

01/02/2016 a 30/05/2017

Coordenador-Extensionista

Daniele Corbetta Piletti

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

A Prova de proficiência em leitura de textos em Língua Estrangeira (Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português), do Instituto de Letras e Artes da FURG, aferirá a capacidade do(a) candidato(a) quanto à leitura de textos autênticos de tipologia variada, em diferentes níveis de compreensão: geral, de pontos principais e detalhada. O(a) candidato(a) será igualmente avaliado(a) pelo domínio de um vocabulário básico e pela compreensão de aspectos fundamentais de gramática textual. A prova destina-se a candidatos(as) que pretendam ingressar em Programas de Pós-graduação em qualquer área do conhecimento, ou que precisem comprovar sua proficiência em uma dessas línguas como língua estrangeira. A Prova de proficiência em Língua Estrangeira possui duas edições por ano e é aplicada nos quatro 'campi' da FURG. O edital da prova é divulgado em www.proficiencia.ila.furg.br e o e-mail para contato é ila.proficiencia@furg.br

Palavras-chave

leitura, proficiência, língua estrangeira, pós-graduação

Público-Alvo

A prova destina-se a candidatos(as) que pretendem ingressar em cursos de pós-gradução em qualquer área do conhecimento, ou que precisem comprovar sua proficiência em uma dessas línguas como língua estrangeira. A prova de língua portuguesa, assim como todas as outras línguas, é destinada exclusivamente a falantes não-nativos dessa língua.

Situação

Atividade COM RELATORIO PARCIAL

Contato

ila.proficiencia@furg.br

 

 

INTRODUÇÃO À FONOLOGIA GESTUAL

Protocolo do SIGProj

228280.1162.56903.15122016

01/12/2016 a 28/02/2017

Coordenador-Extensionista

Luciene Bassols Brisolara

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade Geral

UE - Unidades Educacionais

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O curso denominado 'Introdução à fonologia gestual' será ministrado pela Profa. Dra. Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPEL/CNPq)e pela Profa. Dra. Mirian Rose Brum-de-Paula (UFPEL/FAPERGS – PqG, 2013) e tem como objetivo principal introduzir os estudantes na área de fonologia gestual, bem como propor um debate entre os professores da FURG e as ministrantes sobre a concepção dinâmica de linguagem. No referido curso, serão abordados os seguintes tópicos: Estudo da fala a partir de uma concepção dinâmica de linguagem.  Relações entre fonética e fonologia. Introdução do Gesto articulatório como primitivo das representações fonológicas e como unidade de produção da fala.

Palavras-chave

Fonologia Gestual, estudo da fala, concepção dinâmica da linguagem

Público-Alvo

Docentes do Instituto de Letras e Artes da FURG, bem como alunos vinculados a projetos de pesquisa da área de fonética ou fonologia ou interessados pelo tema.

Situação

Atividade COM RELATORIO FINAL

Contato

Luciene Bassols Brisolara, e-mail: lucienebrisolara@furg.br

 

 

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I

Protocolo do SIGProj

245042.1389.73435.16012017

01/12/2018 a 01/12/2019

Coordenador-Extensionista

Darlene Arlete Webler

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade Geral

UE - Unidades Educacionais

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

O Curso PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I foi proposto a partir das necessidades percebidas pelos universitários da FURG-SAP, inicialmente manifestadas pelos estudantes do Curso de Letras EaD (Polo-SAP, ofertado pelo ILA/FURG), mas também pelos estudantes dos cursos presenciais. É um curso que tem seu foco voltado para o estudo da estrutura da Língua Portuguesa e seu funcionamento. Sendo assim, as abordagens tratam de usos adequados da língua em diferentes situações de comunicação, do formal ao informal; bem como dos sujeitos e suas inscrições socioculturais. A organização do percurso de estudo deste Curso levou em conta que os alunos precisam (a) lidar com diferentes públicos (escolas, grupos sociais, instâncias profissionais, empresas, or ganizações não-governamentais, etc.), (b) comunicar-se com clareza e organização em diferentes situações (desde eventos científicos, reuniões formais até conversas diretas e informais com populares), (c) fazer leituras, apreender sentidos e raciocínios diversos; e (d) produzir textos (orais e escritos) destinados a distintos fins (relatórios, pareceres, descrições, textos acadêmico-científicos, manuais, etc.). Nessa medida, optou-se por tomar como base teórica os estudos e proposições de autores como: (1) Macambira, Celso Luft, Bechara e Cegalla, nas tratativas de questões ortográficas e morfossintáticas; (2) Marcuschi e Koch, sobre aspectos relacionados à Linguística Aplicada e Textual; e ainda (3) Orlandi e Ferreira, nas abordagens relativas ao funcionamento discursivo e às noções de sujeito e sentido. Os encontros são semanais, tendo uma dinâmica de exposição dialogada, discussão de materiais orientativos, análises de questões dirigidas, abordagens de dúvidas e curiosidades dos participantes. E o processo de avaliação é contínuo.

Palavras-chave

Língua - Linguagem - Sujeitos

Público-Alvo

O público-alvo são estudantes universitários dos cursos de Letras EaD Português/Espanhol, Ciências Exatas, Engenharia Agroindustrial-Ind. Alimentícias e Eng. Agroindustrial-Agroquímica (todos da FURG-SAP). Poderão ainda inscrever-se docentes da rede de ensino de SAP e comunidade em geral.

Situação

Atividade COM RELATORIO FINAL

Contato

darlenewebler@furg.br / darlene.webler@gmail.com

 

 

SOCIALIZANDO A LEITURA: VEM LER (2017)

Protocolo do SIGProj

263569.1389.52917.13052017

01/03/2017 a 31/05/2018

Coordenador-Extensionista

Artur Emilio Alarcon Vaz

Instituição

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Unidade Geral

UE - Unidades Educacionais

Unidade de Origem

ILA - Instituto de Letras e Artes

Resumo:

Este projeto tem como intuito apresentar a literatura para alunos do ensino fundamental e/ou médio de escolas municipais e estaduais nos diferentes gêneros textuais, aguçando assim o hábito de leitura desses estudantes e, da mesma forma, fazer com que se interessem pela biblioteca da escola. Ao contrário das aulas habitualmente ministradas (centradas muito mais em listas de autores e datas), as atividades centram-se na formação do leitor, buscando textos que os alunos identifiquem-se, tanto tematicamente, quanto linguisticamente. As aulas acontecerão duas vezes na semana na própria escola e serão ministradas por acadêmicas de Letras, afim de iniciar as suas práticas de ensino/aprendizagem e aplicarem os conhecimentos teóricos vistos em diversas disciplinas do curso.

Palavras-chave

literatura, ensino/aprendizagem

Público-Alvo

Alunos das escolas envolvidas

Situação

Atividade EM ANDAMENTO

Contato

Secretaria da Escola.