QUELQUES PRINCIPES POUR ENSEIGNER LE FLE: DE LA GESTION DES GROUPES À L'ÉVALUATION
Protocolo do SIGProj
243964.1389.264429.22022017
15/06/2016 a 15/03/2017
Coordenador-Extensionista
Gabriela Jardim da Silva
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O curso de extensão intitulado 'Quelques principes pour enseigner le FLE: de la gestion des groupes à l'évaluation' visa à discussão das práticas docentes no âmbito do ensino do francês como língua estrangeira (FLE) e destina-se aos professores de língua francesa da FURG, bem como aos professores do CELE/FURG, aos alunos do último ano do curso de Letras Português-Francês e aos bolsistas do PIBID/francês. Seu programa conta com três módulos: (1) 36 principes pour enseigner le FLE; (2) Enseigner la langue à partir des textes littéraires; (3) L'Évaluation.
Palavras-chave
Ensino do FLE, literatura em classe de FLE, avaliação.
Público-Alvo
Professores do setor de francês/FURG, professores de francês do CELE/FURG, alunos em fase final do curso de Letras Português- Francês. Outros, caso restem vagas.
Situação
Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
NÚCLEO DE ESTUDO E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE
Protocolo do SIGProj
265987.1389.57210.30032017
15/04/2017 a 31/05/2018
Coordenador-Extensionista
Teresa de Jesus Martins Lenzi
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O presente projeto é uma proposta de continuação das ações extensionistas do Núcleo de Estudos e Reflexão Crítica sobre a formação do Professor de Arte (N.E-Arte), que visa contribuir e promover uma formação complementar aos estudantes de Artes Visuais-Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), bem como de professores já inseridos na rede escolar da cidade do Rio Grande. Através de investigações e atividades práticas, a proposta aqui apresentada tem como ponto de partida contribuir com a formação do educador de Arte a partir do enfoque de temas, conteúdos e preocupações, reveladas por muitos dos estudantes do curso de Artes Visuais da FURG, que não são contemplados no Programa Curricular, seja por serem considerados exógenos a ela, ou por falta de tempo.
Palavras-chave
Artes Visuais, formação de professores de arte, formação complementar.
Público-Alvo
Estudantes do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do rio Grande; professores de arte da rede municipal, estadual e escolas particulares da cidade do Rio Gtrande.
Contato
tlenzi.lenzi@gmail.com erick.souza16@etec.sp.gov.br
A FACE DO MEDO: CONTOS FANTÁSTICOS QUE POVOAM A NOSSA IMAGINAÇÃO
Protocolo do SIGProj
257683.1389.52917.07042017
06/03/2017 a 06/06/2017
Coordenador-Extensionista
Artur Emilio Alarcon Vaz
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
Este projeto tem como intuito apresentar contos da literatura fantástica para alunos graduandos e graduados da Universidade Federal do Rio Grande e/ou professores do Ensino Fundamental e Médio, priorizando a leitura, a interpretação e a produção textual. As aulas acontecerão duas vezes por semana na própria Universidade e serão ministradas por acadêmicas de Letras, afim de iniciar as suas práticas de ensino/aprendizagem.
Palavras-chave
literatura fantástica, ensino/aprendizagem
Público-Alvo
Graduandos e graduados da Universidade Federal do Rio Grande.
Contato
VEM LER: PROJETO DE INCENTIVO À LITERATURA (2016)
Protocolo do SIGProj
228415.1162.52917.27032016
01/03/2016 a 01/12/2017
Coordenador-Extensionista
Artur Emilio Alarcon Vaz
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
Este projeto tem como intuito apresentar a literatura para alunos do ensino fundamental e/ou médio de escolas municipais e estaduais nos diferentes gêneros textuais, aguçando assim o hábito de leitura desses estudantes e, da mesma forma, fazer com que se interessem pela biblioteca da escola. Ao contrário das aulas habitualmente ministradas (centradas muito mais em listas de autores e datas), as atividades centram-se na formação do leitor, buscando textos que os alunos identifiquem-se, tanto tematicamente, quanto linguisticamente. As aulas acontecerão duas vezes na semana na própria escola e serão ministradas por acadêmicas de Letras, afim de iniciar as suas práticas de ensino/aprendizagem e aplicarem os conhecimentos teóricos vistos em diversas disciplinas do curso.
Palavras-chave
literatura, ensino/aprendizagem
Público-Alvo
Alunos das escolas envolvidas
Contato
Secretaria da Escola.
LÍNGUA ESPANHOLA E SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA
Protocolo do SIGProj
256739.1389.73435.18042017
01/02/2017 a 30/12/2017
Coordenador-Extensionista
Darlene Arlete Webler
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Resumo:
O Curso LÍNGUA ESPANHOLA E SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA foi pensado e proposto a partir da manifestação de universitários e de pessoas da comunidade microrregional interessados em estudar a estrutura e o funcionamento da Língua Espanhola, bem como os usos e as manifestações socioculturais de falantes do espanhol em países americanos. Associado a tais manifestações de interesse, tem-se na FURG-SAP e no Polo Universitário-SAP, a disponibilidade e o interesse de docentes, técnicos e discentes em participar no desenvolvimento deste Curso. Na FURG-SAP, o Curso contará com docentes oriundos de países como Cuba, Peru e Uruguai, cuja língua materna é o Espanhol; de docentes e técnicos brasileiros que residiram longo ou médio período no Uruguai e na Argentina, com imersão da língua e de vivência cultural. Já no Polo-SAP, o Curso contará com universitários concluintes do Curso de Letras Português/Espanhol, na modalidade de EaD, do ILA/FURG. Cabe destacar que este Curso terá acompanhamento e orientação de docentes do ILA/FURG, vinculados às áreas de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literatura. O desenvolvimento do Curso prevê duas etapas, a saber: (1) estudo da estrutura e do funcionamento da Língua Espanhola, com um ou dois encontros semanais, de abril a julho, totalizando 80h/a; e (2) abordagens focadas nos falantes latinoamericanos de espanhol, suas inscrições sociais, artísticas e culturais, com encontros semanais ou quinzenais, de julho a outubro, totalizando 40h/a.
Palavras-chave
Língua Espanhola - Sujeitos - Culturas
Público-Alvo
O público-alvo são interessados nos estudos da língua espanhola, seu uso em países da América do Sul e Cuba, seus falantes e suas manifestações culturais. Assim, deverão ser participantes do projeto estudantes universitários, professores das redes pública e privada, profissionais liberais e comunidade em geral com, no mínimo, Ensino Fundamental completo.
Contato
maiarasilveira95@hotmail.com – darlene.webler@gmail.com
III CICLO DE ESTUDOS DIALÓGICOS DO DISCURSO
Protocolo do SIGProj
250481.1389.244234.28042017
06/04/2017 a 06/04/2017
Coordenador-Extensionista
Kelli da Rosa Ribeiro
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O grupo de pesquisa Diálogos com Bakhtin tem se dedicado a debater e a aprofundar, com pesquisadores da FURG e de outras instituições, os estudos do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin e seu Círculo. Diante disso, a partir das próprias discussões no grupo, surge a necessidade de ampliar as discussões e socializar com a comunidade acadêmica e externa as reflexões oriundas das leituras. Como os estudos realizados no grupo têm relação com o contexto escolar e podem contribuir nas atividades pedagógicas de sujei tos em formação inicial e continuada, a palestra intitulada'Identidades de gênero nas práticas discursivas da mídia publicitária: desigualdade social e empoderamento feminino', proferida pela Profª Drª Vera Lúcia Pires (LEAL - UCPel), é de extrema relevância e importância no âmbito da Universidade e da escola básica, uma vez que visa a refletir sobre textos midiáticos e gêneros discursivos multimodais, os quais contemplam formas significativas - visuais e discursivas - relacionadas às novas tecnologias da comunicação. O III Ciclo marca a intenção do grupo de pesquisa em realizar, no mínimo, dois ciclos por ano, estabelecendo parcerias entre estudiosos da FURG e de outras instituições.
Palavras-chave
gêneros discursivos, ensino, linguagem.
Público-Alvo
Estudantes de graduação e de pós-graduação e professores da escola básica.
Contato
Pelo email klro.rib@gmail.com
LITERARTE: LITERATURA EM MOVIMENTO - RENOVAÇÃO
Protocolo do SIGProj
265091.1389.84066.21042017
01/04/2017 a 01/04/2022
Coordenador-Extensionista
Mairim Linck Piva
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O projeto 'Literarte: literatura em movimento' está vinculado a um projeto de maior abrangência intitulado 'Socializando a leitura'. É importante despertar o prazer da leitura, pois a leitura amplia a consciência e promove uma visão crítica acerca do mundo em que vivemos. A partir desse pressuposto, o projeto 'Socializando a leitura' organiza-se em função de três diferentes ações: (a) propiciar cursos de formação para professores da rede pública, qualificando e multiplicando o conhecimento sobre o mundo da leitura e sobre formas de incentivo ao ato de ler para os alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio; (b) promover atividades de incentivo à leitura diretamente para alunos de escolas públicas e comunidade em geral; (c) levar aos leitores a possibilidade de trocar livros, proporcionando a troca de livros que já tenham sido lidos por outros, a fim de ampliar sua margem de conhecimento de mundo. A proposta de ampliação para um novo viés surge com o 'Literarte: literatura em movimento' que envolve não só a área de literatura como também outras artes, como dança, desenho, fotografia, música e teatro.
Palavras-chave
Literatura, Arte, Leitura, Música, Teatro.
Público-Alvo
Comunidade em geral.
Contato
LITERATURA: LEITURAS, ESCRITA E ENSINO 2017
Protocolo do SIGProj
266486.1389.84066.21042017
01/04/2018 a 30/07/2019
Coordenador-Extensionista
Mairim Linck Piva
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O curso de extensão DzLiteratura: leituras escrita e ensinodz visa promover um espaço de discussão e aperfeiçoamento aos interessados em literatura, de maneira pluralizada. Mais que isso, visa perceber a literatura como recurso para ampliação de horizontes, em prol de romper com o imediatismo contemporâneo, que desfavorece a apreciação do potencial simbólico-imagístico da linguagem literária. Ademais, o projeto possibilita o desenvolvimento de discentes de graduação e pós-graduação em suas práticas pedagógicas, de modo a aprofundarem suas experiências e suscitarem a aplicabilidade de novos saberes no ensino de literatura. O curso configura-se ainda como uma oportunidade de atualização e aperfeiçoamento de profissionais de várias áreas, em especial das Letras e da Educação, que desejam ampliar horizontes sobre recepção literária e desenvolvimento de projetos que inovem a forma de perceber a literatura enquanto ciência humana. Sob esse viés, o processo de leitura está vinculado diretamente ao ato de escrever. Essa relação intrínseca aproxima estudos da Literatura e da Língua Portuguesa, pois o leitor competente vence as barreiras da escrita, seja pela multiplicidade de conhecimentos que a leitura oferece em suas diversas formas de realização, seja pelo amadurecimento do próprio processo cognitivo indissociável entre ler e escrever. O projeto oferece à comunidade em geral um curso de extensão, de 30 h/a, consistindo na leitura e análise de textos literários e de propostas pedagógicas que envolvam pesquisa, produção escrita e tecnologia. A estrutura do curso apresenta diferentes módulos, em que se enfocam gêneros literários e as relações entre literatura e outras áreas do conhecimento.
Palavras-chave
Literatura, leitura, produção textual, ensino.
Público-Alvo
Comunidade em geral.
Contato
TEACHERFLIX PIBID: Cinema & Identidade Docente
Protocolo do SIGProj
258843.1389.252264.09052017
17/05/2017 a 30/11/2017
Coordenador-Extensionista
Ana Paula Alba Wildt
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O projeto de extensão TEACHERFLIX PIBID tem por objetivo maior promover a (auto) formação reflexiva de professores de língua inglesa (atuantes e futuros) mediante a exibição e discussão de filmes que narram diferentes processos de constituição identitária docente e abordam temas pertinentes à educação de professores de língua estrangeira.
Palavras-chave
Professor reflexivo, Identidade docente, Cinema, Língua inglesa, PIBID
Público-Alvo
Discentes do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês da FURG, bolsistas PIBID - FURG, professores de Língua Inglesa das redes estadual e municipal de Rio Grande.
Contato
TECELÕES DE HISTÓRIAS
Protocolo do SIGProj
226937.1162.230175.22032016
01/03/2016 a 01/03/2020
Coordenador-Extensionista
Valter Henrique de Castro Fritsch
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O projeto de extensão Tecelões de Histórias visa a criação de um núcleo permanente de formação de contadores de histórias e fomentação de ações de incentivo à leitura e literatura oral nas escolas municipais e do campo do município de São Lourenço do Sul. O núcleo atuará nas escolas e bibliotecas do município oferecendo atividades de teatro e contação de histórias, além de possibilitar através dos cursos oferecidos a capacitação de alunos da FURG e docentes do município da comunidade escolar de São Lourenço do Sul em atividades de incentivo à leitura literária. Ainda é de interesse do projeto a abertura de oficinas de escrita criativa e a formação continuada de docentes do município de São Lourenço do Sul que atuem nas séries inicias, e nas disciplinas de língua portuguesa e literatura.
Palavras-chave
Leitura, Contadores de Histórias, Ensino de Literatura, Práticas de Leitura, Escrita Criativa
Público-Alvo
ALUNOS DA FURG, COMUNIDADE DE SÃO LOURENÇO DO SUL E COMUNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO.
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Contato
Professor Valter Henrique de Castro Fritsch email: valter.fritsch@yahoo.com.br / FURG - Campus São Lourenço do Sul.
CONSCIÊNCIA LINGUISTICA NO LETRAMENTO
Protocolo do SIGProj
228404.1162.32344.28032016
01/04/2016 a 01/12/2017
Coordenador-Extensionista
Susie Enke Ilha
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
Este projeto tem como objetivo elaborar atividades lúdicas de consciência linguística no mini-laboratório de Fonologia do Instituto de Letras e Artes da FURG. Essas atividades serão desenvolvidas no espaço da brinquedoteca/ICHI-NEAI/FURG e em escolas da rede pública do município de Rio Grande. A consciência linguística será abordada quanto à consciência fonológica e à consciência morfológica. Vários estudos evidenciam o papel relevante da consciência fonológica durante a aquisição da leitura e da escrita. Conforme Freitas et. al. (1998), um elevado nível de consciência linguística proporciona um maior êxito na aprendizagem inicial da leitura e escrita.
Pretendemos, através de oficinas, dar continuidade às atividades já desenvolvidas no projeto de extensão Oficina de atividades de consciência fonológica, bem como elaborar atividades envolvendo tanto a consciência fonológica como a consciência morfológica.
Palavras-chave
consciência linguística, consciência fonológica, consciência morfológica, letramento
Público-Alvo
O projeto será desenvolvido com crianças cursando os anos iniciais em escolas públicas do município de Rio Grande. Posteriormente, as atividades pedagógicas e lúdicas serão ofertadas às professoras dos anos iniciais das referidas escolas que receberão também instruções de como desenvolver as atividades.
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Contato
NÚCLEO DE ESTUDO E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE
Protocolo do SIGProj
229551.1162.57210.21032016
02/05/2016 a 05/12/2017
Coordenador-Extensionista
Teresa Lenzi
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O presente projeto é uma proposta de criação de um núcleo de estudos e pesquisas destinado a contribuir e promover uma formação complementar aos estudantes de Artes Visuais-Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), bem como de professores já inseridos na rede escolar da cidade do Rio Grande. Através de investigações e atividades práticas a proposta aqui apresentada tem como ponto de partida contribuir com formação do educador de arte a partir do enfoque de temas, conteúdos e preocupações – reveladas por muitos dos estudantes do Curso de Artes Visuais da FURG - que não são contemplados no Programa Curricular, já seja por serem considerados exógenos a ela, ou por falta de tempo.
Palavras-chave
Artes Visuais, formação de professores de arte, formação complementar.
Público-Alvo
Estudantes do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do rio Grande; professores de arte da rede municipal, estadual e escolas particulares da cidade do Rio Gtrande.
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Contato
tlenzi.lenzi@gmail.com erick.souza16@etec.sp.gov.br
NÚCLEO DE ESTUDO E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE
Protocolo do SIGProj
265987.1389.57210.30032017
15/04/2017 a 31/05/2018
Coordenador-Extensionista
Teresa Lenzi
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O presente projeto é uma proposta de continuação das ações extensionistas do Núcleo de Estudos e Reflexão Crítica sobre a formação do Professor de Arte (N.E-Arte), que visa contribuir e promover uma formação complementar aos estudantes de Artes Visuais-Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), bem como de professores já inseridos na rede escolar da cidade do Rio Grande. Através de investigações e atividades práticas, a proposta aqui apresentada tem como ponto de partida contribuir com a formação do educador de Arte a partir do enfoque de temas, conteúdos e preocupações, reveladas por muitos dos estudantes do curso de Artes Visuais da FURG, que não são contemplados no Programa Curricular, seja por serem considerados exógenos a ela, ou por falta de tempo.
Palavras-chave
Artes Visuais, formação de professores de arte, formação complementar.
Público-Alvo
Estudantes do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do rio Grande; professores de arte da rede municipal, estadual e escolas particulares da cidade do Rio Gtrande.
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Contato
PROFICIÊNCIA EM LEITURA DE TEXTOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA 2016.1, 2016.2 E 2017.1
Protocolo do SIGProj
228043.1162.67168.17032016
01/02/2016 a 30/05/2017
Coordenador-Extensionista
Daniele Corbetta Piletti
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
A Prova de proficiência em leitura de textos em Língua Estrangeira (Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português), do Instituto de Letras e Artes da FURG, aferirá a capacidade do(a) candidato(a) quanto à leitura de textos autênticos de tipologia variada, em diferentes níveis de compreensão: geral, de pontos principais e detalhada. O(a) candidato(a) será igualmente avaliado(a) pelo domínio de um vocabulário básico e pela compreensão de aspectos fundamentais de gramática textual. A prova destina-se a candidatos(as) que pretendam ingressar em Programas de Pós-graduação em qualquer área do conhecimento, ou que precisem comprovar sua proficiência em uma dessas línguas como língua estrangeira. A Prova de proficiência em Língua Estrangeira possui duas edições por ano e é aplicada nos quatro 'campi' da FURG. O edital da prova é divulgado em www.proficiencia.ila.furg.br e o e-mail para contato é ila.proficiencia@furg.br
Palavras-chave
leitura, proficiência, língua estrangeira, pós-graduação
Público-Alvo
A prova destina-se a candidatos(as) que pretendem ingressar em cursos de pós-gradução em qualquer área do conhecimento, ou que precisem comprovar sua proficiência em uma dessas línguas como língua estrangeira. A prova de língua portuguesa, assim como todas as outras línguas, é destinada exclusivamente a falantes não-nativos dessa língua.
Situação
Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
DIVULGANDO A ILHA DA TOROTAMA NAS ESCOLAS DA CIDADE DE RIO GRANDE/RS
Protocolo do SIGProj
230432.1162.67205.28032016
01/06/2016 a 31/05/2017
Coordenador-Extensionista
Tatiana Schwochow PimpÃo
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O objetivo principal deste projeto é promover a divulgação da história da Ilha da Torotama sob o olhar de moradores e ex-moradores naturais da localidade mediante a diagramação de uma revista e a criação de uma página virtual. A Ilha da Torotama é uma ilha lagunar da Laguna dos Patos, pertencente ao 3º distrito da cidade do Rio Grande, o Povo Novo. As narrativas orais constituem importante mecanismo por meio do qual o passado pode ser (re)contado e divulgado. A história da ilha precisa ser (re)contada, não somente pelo valor histórico, mas também pela diminuição no número de habitantes. A transferência de ilhéus para a cidade do Rio Grande poderá alterar a identidade desses próprios moradores com o local, podendo fragilizar o vínculo emocional com a comunidade e embaçar lembranças de um passado não tão remoto. A localização da Ilha da Torotama, a característica mais densa da comunidade e o Dzcantardz observado na fala de alguns ilhéus constituem fatores que instigaram a realização do projeto Narrativas orais: o passado (re)contado da Ilha da Torotama. Trechos das narrativas coletadas nesse projeto já foram escolhidos para compor a revista e a página virtual, que divulgue a história da Ilha da Torotama sob o olhar dos próprios ilhéus, muito provavelmente histórias que não aparecem em livros. Com esse material concluído, será possível divulgar a pesquisa em escolas de modo a revelar uma parte da história da cidade do Rio Grande, provavelmente de pouco conhecimento, e, principalmente, na própria ilha.
Palavras-chave
Diagramação, revista, circulação, Torotama, escolas
Público-Alvo
O público-alvo são alunos de escolas da rede pública e particular da cidade do Rio Grande.
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Contato
RODAS DE CONVERSA: LINGUAGEM E ENSINO EM FOCO
Protocolo do SIGProj
244238.1162.67205.22082016
06/08/2016 a 05/07/2017
Coordenador-Extensionista
Tatiana Schwochow PimpÃo
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O objetivo central do projeto de extensão DzRodas de conversa: linguagem e ensino em focodz é promover, via Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP), iniciativas para a formação linguística e a formação docente, especialmente no que se refere à discussão entre teorias linguísticas e ensino de língua portuguesa. Para tanto, serão realizados encontros conduzidos por professores do ILA e da rede pública e particular de ensino e/ou acadêmicos dos cursos de Letras acerca de diferentes perspectivas teóricas e de sua relação com a prática docente.
Palavras-chave
Rodas de conversa, linguagem, ensino
Público-Alvo
Acadêmicos dos cursos de Letras e do curso de especialização em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, alunos egressos dos cursos de Letras, comunidade universitária e comunidade em geral.
Situação
Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
VIAGEM DIDÁTICA AO URUGUAI PARA O APRENDIZADO DO ESPANHOL
Protocolo do SIGProj
268536.1389.54834.06062017
14/06/2017 a 14/06/2017
Coordenador-Extensionista
María Josefina Israel Semino de López
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O projeto consiste em uma viagem ao Uruguai e visa oferecer aos alunos da FURG a oportunidade de aplicar o que tem aprendido do espanhol num país hispano-falante. Nosso objetivo é exercitar a fonética-fonologia, morfologia e sintaxe do espanhol. Alguns diálogos serão gravados para efeitos de estudos e pesquisas ulteriores vinculados sobre tudo à disciplina de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola I e II e fazer um primeiro contato com habitantes e instituições educativas monolíngues e bilíngues de um país do Mercosul. O público-alvo está constituído pelos alunos do Curso de Letras-Português-Espanhol da FURG.
Palavras-chave
Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Didática, Cultura Hispânica
Público-Alvo
Estudantes universitários.
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Contato
Professores da área de Espanhol.
PROFICIÊNCIA EM LEITURA DE TEXTOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA 2016.1, 2016.2 E 2017.1
Protocolo do SIGProj
228043.1162.67168.17032016
01/02/2016 a 30/05/2017
Coordenador-Extensionista
Daniele Corbetta Piletti
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
A Prova de proficiência em leitura de textos em Língua Estrangeira (Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português), do Instituto de Letras e Artes da FURG, aferirá a capacidade do(a) candidato(a) quanto à leitura de textos autênticos de tipologia variada, em diferentes níveis de compreensão: geral, de pontos principais e detalhada. O(a) candidato(a) será igualmente avaliado(a) pelo domínio de um vocabulário básico e pela compreensão de aspectos fundamentais de gramática textual. A prova destina-se a candidatos(as) que pretendam ingressar em Programas de Pós-graduação em qualquer área do conhecimento, ou que precisem comprovar sua proficiência em uma dessas línguas como língua estrangeira. A Prova de proficiência em Língua Estrangeira possui duas edições por ano e é aplicada nos quatro 'campi' da FURG. O edital da prova é divulgado em www.proficiencia.ila.furg.br e o e-mail para contato é ila.proficiencia@furg.br
Palavras-chave
leitura, proficiência, língua estrangeira, pós-graduação
Público-Alvo
A prova destina-se a candidatos(as) que pretendem ingressar em cursos de pós-gradução em qualquer área do conhecimento, ou que precisem comprovar sua proficiência em uma dessas línguas como língua estrangeira. A prova de língua portuguesa, assim como todas as outras línguas, é destinada exclusivamente a falantes não-nativos dessa língua.
Situação
Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
INTRODUÇÃO À FONOLOGIA GESTUAL
Protocolo do SIGProj
228280.1162.56903.15122016
01/12/2016 a 28/02/2017
Coordenador-Extensionista
Luciene Bassols Brisolara
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O curso denominado 'Introdução à fonologia gestual' será ministrado pela Profa. Dra. Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPEL/CNPq)e pela Profa. Dra. Mirian Rose Brum-de-Paula (UFPEL/FAPERGS – PqG, 2013) e tem como objetivo principal introduzir os estudantes na área de fonologia gestual, bem como propor um debate entre os professores da FURG e as ministrantes sobre a concepção dinâmica de linguagem. No referido curso, serão abordados os seguintes tópicos: Estudo da fala a partir de uma concepção dinâmica de linguagem. Relações entre fonética e fonologia. Introdução do Gesto articulatório como primitivo das representações fonológicas e como unidade de produção da fala.
Palavras-chave
Fonologia Gestual, estudo da fala, concepção dinâmica da linguagem
Público-Alvo
Docentes do Instituto de Letras e Artes da FURG, bem como alunos vinculados a projetos de pesquisa da área de fonética ou fonologia ou interessados pelo tema.
Situação
Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
Luciene Bassols Brisolara, e-mail: lucienebrisolara@furg.br
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I
Protocolo do SIGProj
245042.1389.73435.16012017
01/12/2018 a 01/12/2019
Coordenador-Extensionista
Darlene Arlete Webler
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
O Curso PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I foi proposto a partir das necessidades percebidas pelos universitários da FURG-SAP, inicialmente manifestadas pelos estudantes do Curso de Letras EaD (Polo-SAP, ofertado pelo ILA/FURG), mas também pelos estudantes dos cursos presenciais. É um curso que tem seu foco voltado para o estudo da estrutura da Língua Portuguesa e seu funcionamento. Sendo assim, as abordagens tratam de usos adequados da língua em diferentes situações de comunicação, do formal ao informal; bem como dos sujeitos e suas inscrições socioculturais. A organização do percurso de estudo deste Curso levou em conta que os alunos precisam (a) lidar com diferentes públicos (escolas, grupos sociais, instâncias profissionais, empresas, or ganizações não-governamentais, etc.), (b) comunicar-se com clareza e organização em diferentes situações (desde eventos científicos, reuniões formais até conversas diretas e informais com populares), (c) fazer leituras, apreender sentidos e raciocínios diversos; e (d) produzir textos (orais e escritos) destinados a distintos fins (relatórios, pareceres, descrições, textos acadêmico-científicos, manuais, etc.). Nessa medida, optou-se por tomar como base teórica os estudos e proposições de autores como: (1) Macambira, Celso Luft, Bechara e Cegalla, nas tratativas de questões ortográficas e morfossintáticas; (2) Marcuschi e Koch, sobre aspectos relacionados à Linguística Aplicada e Textual; e ainda (3) Orlandi e Ferreira, nas abordagens relativas ao funcionamento discursivo e às noções de sujeito e sentido. Os encontros são semanais, tendo uma dinâmica de exposição dialogada, discussão de materiais orientativos, análises de questões dirigidas, abordagens de dúvidas e curiosidades dos participantes. E o processo de avaliação é contínuo.
Palavras-chave
Língua - Linguagem - Sujeitos
Público-Alvo
O público-alvo são estudantes universitários dos cursos de Letras EaD Português/Espanhol, Ciências Exatas, Engenharia Agroindustrial-Ind. Alimentícias e Eng. Agroindustrial-Agroquímica (todos da FURG-SAP). Poderão ainda inscrever-se docentes da rede de ensino de SAP e comunidade em geral.
Situação
Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
darlenewebler@furg.br / darlene.webler@gmail.com
SOCIALIZANDO A LEITURA: VEM LER (2017)
Protocolo do SIGProj
263569.1389.52917.13052017
01/03/2017 a 31/05/2018
Coordenador-Extensionista
Artur Emilio Alarcon Vaz
Instituição
FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
ILA - Instituto de Letras e Artes
Resumo:
Este projeto tem como intuito apresentar a literatura para alunos do ensino fundamental e/ou médio de escolas municipais e estaduais nos diferentes gêneros textuais, aguçando assim o hábito de leitura desses estudantes e, da mesma forma, fazer com que se interessem pela biblioteca da escola. Ao contrário das aulas habitualmente ministradas (centradas muito mais em listas de autores e datas), as atividades centram-se na formação do leitor, buscando textos que os alunos identifiquem-se, tanto tematicamente, quanto linguisticamente. As aulas acontecerão duas vezes na semana na própria escola e serão ministradas por acadêmicas de Letras, afim de iniciar as suas práticas de ensino/aprendizagem e aplicarem os conhecimentos teóricos vistos em diversas disciplinas do curso.
Palavras-chave
literatura, ensino/aprendizagem
Público-Alvo
Alunos das escolas envolvidas
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Contato
Secretaria da Escola.