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Programa Socializando a Leitura doa livros infantis e juvenis para o Projeto Ubuntu
Nesta terça-feira, 27/03, Programa Socializando a Leitura fez doações de livros infantis e juvenis para o Projeto Ubuntu.
Idealizado pela professora Luciane Cunha, com atuação no bairro Quinta, o projeto tem por objetivo promover o incentivo à leitura, além de, fornecer reforço escolar a alunos do ensino fundamental, proporcionando uma oportunidade de melhor desempenho escolar, acessibilidade e inclusão e desenvolvendo sua capacidade de concentração, foco e senso crítico através da leitura.
Ampliar o alcance da literatura é um dos objetivos do Programa Socializando a Leitura, logo apoiar projetos que incentivem a leitura é um compromisso do programa.
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Metas 2024
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Afastamentos
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REGIMENTO
CELI
POLÍTICA
LINGUÍSTICA
CENTRO DE LÍNGUAS
ESTRANGEIRAS
PROVA DE
PROFICIÊNCIA
IDIOMA SEM
FRONTEIRAS
NÚCLEO DE
TRADUÇÃO
CELPE
BRAS
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Fazer agendamento
PARA REALIZAR O AGENDAMENTO
DE SALAS DO ILA VÁ ATÉ O
GUICHÊ DE ATENDIMENTO DA
SECRETARIA DO INSTITUTO
OU ENCAMINHE E-MAIL
PARA ila@furg.br. -
RESULTADO Seleção de bolsista para atuar no Núcleo de Exposições do Curso de Artes Visuais Bacharelado
Seleção de bolsista para atuar no Núcleo de Exposições do Curso de Artes Visuais Bacharelado de 10 de abril a 31 dezembro 2023.
A comissão avaliadora se reuniu no dia 30 de março de 2023, na sala da Coordenação do Curso de Artes Visuais, com a participação remota do professor Felipe e após a análise das cartas de intenção e analisar os dados enviados, resolveu aprovar a candidata Gabi Gonçalves Assusção Andrade.
Não houve recursos ao resultado preliminar e portanto, divulgamos o resultado final desta seleção:
Classificação
Aprovada:
Gabi Gonçalves Assusção Andrade
Suplentes:
Maiara Almeida Pinheiro
Pan Gomes de Souza
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Processo seletivo simplificado para COORDENADOR DE CURSO - UAB
Processo seletivo simplificado para a função de COORDENADOR DE CURSO (bolsista CAPES) no âmbito do Programa Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB e da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
Coordenador de Curso UAB é o professor efetivo da FURG que desenvolve atividades de gestão administrativa e pedagógica em curso a distância mantido com fomento do Sistema UAB/CAPES.
Ao integrar a equipe docente do Programa do Sistema Universidade Aberta do Brasil, o COORDENADOR DE CURSO será bolsista no Sistema UAB, com bolsa paga pela DED/CAPES diretamente em conta corrente bancária.
A bolsa paga ao COORDENADOR DE CURSO não constitui vínculo trabalhista ou de regime jurídico dos serviços públicos, portanto, não se aplicam benefícios como: férias, gratificação, dispensa por motivo de doença ou caso fortuito e força maior, entre outros.
As bolsas do Sistema UAB não poderão ser acumuladas com bolsas cujo pagamento tenha por base a Lei Nº 11.273/2006 e com outras bolsas concedidas pela CAPES, CNPq ou FNDE, exceto quando expressamente admitido em regulamentação própria; portanto os candidatos participantes de outros programas de fomento deverão estar atentos para evitar a sobreposição de períodos de vinculação entre os programas.
As inscrições ocorrerão, exclusivamente, pelo SINSC/FURG por meio do endereço eletrônico www.sinsc.furg.br, no período de 07/03/2023 a 16/03/2023, mediante a realização dos seguintes procedimentos:
a) O candidato deverá se cadastrar no sistema SINSC, preenchendo o formulário eletrônico com as informações solicitadas e inserindo, no próprio sistema, os arquivos digitais contendo os documentos obrigatórios exigidos no respectivo formulário, que são: - titulação mínima de mestrado; - vínculo institucional com a FURG; - experiência no magistério superior de no mínimo 1 (um) ano, e - documentos comprobatórios, em arquivo único, conforme Quadro 2, Anexo I, deste Edital; - plano de trabalho para o período de coordenação do curso.
b) Os arquivos eletrônicos deverão estar no formato PDF;
c) Após o término do prazo para a entrega da documentação exigida, não será permitida a anexação de quaisquer outros documentos;
d) Não haverá cobrança de taxa de inscrição para participar deste processo seletivo.
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HORÁRIOS TAE
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Manuais e Procedimentos ILA
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Troca de Livros: Socializando a Leitura, dia 09 de novembro, promove mais uma edição do evento Literatura em Ação, juntamente com SCEL - Setor Literatura e SMED, a partir das 14hrs
Em mais uma edição, o evento "Literatura em Ação" ocorrerá quarta-feira, dia 09/11, na Estação Cidadania Cultura Lagoa dos Patos, a partir das 14hrs.
Promovido em conjunto pelo projeto "Troca de Livros", do Programa Socializando a Leitura, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer - Setor de Literatura e SMED - Núcleo de Bibliotecas, o evento conta com diversos livros para troca e doação. Pega teu livro e vem trocar! Esperamos por você!
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X Semana Acadêmica - Linguagens que aproximam
Dia I - Manhã
Abertura da SALLA: Qual é a importância de uma Semana Acadêmica?
Elaine Nogueira
Roseli NeryA perspectiva funcionalista para o uso do “artigo”: uma proposta pedagógica
Tatiana Pimpão
Tradução: o ofício do “outrar-se”
Adail Sobral
Gabriela Jardim
Jésus GarciaDia I - Noite
Memória e gênero na resistência às ditaduras do cone-sul
Larissa Medeiros
Luciana Coronel
Alfredo Martín GentiniDa produção à pesquisa: um panorama das histórias em quadrinhos no Brasil de 2022
Law Tissot
Dia II - Manhã
Leituras que aproximam: os clubes de leitura na cidade de Rio Grande e sua importância na formação e conexão de leitores
Giulia Guadagnini
Adriana Gibbon
Lucilene CanilhaEscritas breves: uma oficina de criação literária
Giulia Guadagnini
Dia II - Noite
Com a palavra, os ilustradores
Everton Cosme
Wagner Passos
AlissonAffonsoPor que estudamos Linguística em um curso de licenciatura?
Eliana Tavares
Dia IV - Manhã
Por que a literatura é um direito?
Cláudia Peixoto
A história do cinema brasileiro em seis filmes
Mauro Póvoas
Artur ScapiniLiteratura negra por vozes negras
Sara Silva
Sandra Lee
Carla Rejane Silva
Gabriel de Paula
Salomão MassingueDia IV - Noite
Escrita de autoria feminina em Rio Grande: um panorama
Juliana Blasina
Luciana Gepiak
Lucilene Canilha
Lena Fuão -
Seminário: Caminhos para a inclusão no ILA
Linguagem e inclusão
Profª. Drª. Luciana Ferrari (UFES)
Prof. Dr. Luis Henrique Magmani (UFVJM)
Mediação: Profª. Dr. Trícia AmaralRelatos
Fernando Jacinto Martins Neto
Natalia Guastuci Witte
Luana Monteiro FerreiraExperiências de uma pessoa cega na graduação que constroem um profissional
Psicólogo Rafael Antônio Carneiro (EBSERH)
Orientações para o ensino de estudantes cegos
Profª. Gláucia de Oliveira Pinho (Escola José Alvares de Azevedo)
Profª. Carine Souza Fernandes (Escola José Alvares de Azevedo)Vamos falar sobre o Transtorno Espectro Autista (TEA)?
Profª. Drª. Camila Fagundes Machado (URCAMP)
Diálogos e vivências inclusivas
Profª. Belissa Saadi Vieira
Profª. Esp. Ana Cristina G. Jacques
Srª. Velvit Ferreira Severo
Srª. Adriana Silveira -
PDI
Seminário de Autoavaliação e Planejamento - ILA -
Live
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Projetos ILA
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Comitê de Ética em Pesquisa
O Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos (CEP). O CEP-FURG faz parte do sistema CEP/CONEP, formado pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) como autoridade nacional do Conselho Nacional de Saúde e pelos CEPs como autoridades institucionais. Considerando o propósito de prezar pelos participantes de pesquisa, viemos por meio deste, alertar sobre a aplicação e também a participação em pesquisas que não passaram pelo CEP-FURG, e portanto, não aprovadas por esta instância.
Segundo a Resolução CNS 466/12, que aprova as “diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos”; no item VII.1, “Pesquisas envolvendo seres humanos devem ser submetidas à apreciação do Sistema CEP/CONEP”. Define-se pesquisa envolvendo seres humanos (item II.14), como “pesquisa que, individual ou coletivamente, tenha como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos”. Ainda, devem ser submetidas à apreciação, pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis, na forma definida na Resolução CNS 510/16.
Portanto, todas as pesquisas envolvendo seres humanos a serem desenvolvidas em nossa Universidade devem ser submetidas, via Plataforma Brasil, à avaliação pelo CEP-FURG. Para auxiliar no processo de submissão, documentos norteadores podem ser encontrados em nosso site (https://propesp.furg.br/pt/comites/cep-furg). Além disso, pesquisas de outras instituições que pretendam coletar dados com questionários, por exemplo, em nossa instituição, também devem obter aprovação pelo CEP-FURG.
Nos casos em que um pesquisador se propõe a coletar dados em instituições distintas da sua própria instituição, tais instituições devem ser inseridas junto ao protocolo de pesquisa na Plataforma Brasil como Instituições Coparticipantes. Assim, após aprovada a pesquisa no CEP de origem, a Plataforma Brasil encaminha para avaliação pelos CEPs das instituições coparticipantes, os quais poderão apreciar as peculiaridades e aprovar ou não a realização da pesquisa em sua instituição. Quando a instituição coparticipante não possui um CEP vinculado à CONEP, o pesquisador deverá apresentar um documento de autorização dessa instituição para realizar a pesquisa.
Caso você receba um convite para participar em uma pesquisa, seja on-line ou presencial, seja realizada por pesquisadores de nossa universidade ou por pesquisadores de outras instituições, verifique se a pesquisa foi aprovada no sistema CEP/CONEP. Informações sobre o CEP devem constar no termo de consentimento livre esclarecido (TCLE). Além disso, qualquer pessoa pode acessar o modo público da Plataforma Brasil (https://plataformabrasil.saude.gov.br/visao/publico/indexPublico.jsf) e realizar a busca por pesquisas aprovadas no sistema CEP/CONEP, utilizando-se o título da pesquisa, nome do pesquisador ou da instituição. É importante o conhecimento da situação de aprovação da pesquisa para assim decidir sobre sua participação.
Enfatizamos que a decisão em participar ou não de uma pesquisa é sempre do participante.
Segue em anexo a cartilha dos direitos dos participantes disponibilizada pela CONEP.
A Equipe CEP-FURG está sempre disponível para qualquer orientação que se faça necessária.
Cartilha dos Direitos dos Participantes - CONEP
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Para Estudantes
Crédito: (Procedimentos retirados e adaptados da página: https://sap.furg.br/discentes/vida-academica.html)
AUXÍLIOS(moradia, transporte, alimentação):
Vide o SITE DA PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) - clica aqui (link externo)
AVA-FURG
O AVA FURG é a plataforma online de cursos e disciplinas que a FURG adota para atividades letivas não-presenciais a partir da pandemia de COVID-19. O Ambiente disponibiliza diversas atividades, recursos e arquivos digitais. AQUI podes acessar (com login e senha do sistema) o tópico Conheça o AVA-FURG, que tem informações iniciais sobre como utilizar a plataforma. Não é necessária chave de inscrição.
Vídeo tutorial sobre o Sistema Acadêmico e o AVA FURG no YouTubeAcerto de Matrículas (VETERANOS)
Durante o período de acerto (vide CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO), acessa no Sistemas.furg.br o menu Acadêmico > Solicitações dos Alunos > Acerto de Matrícula, e clica no botão "Nova Solicitação".
Deliberação 009/1985 do COEPE – Dispõe sobre o afastamento de discentes na FURG
Tens direito a te afastares do Curso por motivo de saúde, mudança de domicílio ou serviço militar. Basta abrir processo junto ao Protocolo, preenchendo o requerimento que está na Deliberação e juntar os documentos pedidos.
Deliberação 53/1999 do COEPE – Dispõe sobre o aproveitamento.
Durante o período de solicitações (vide CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO), acessa no Sistemas.furg.br o menu Acadêmico > Solicitações dos Alunos > Aproveitamento de Estudos e depois clica no botão "Nova Solicitação".
Assistência Pedagógica e Psicossocial:
Vide o SITE DA PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) - clica aqui (link externo)
Atestado / Comprovante de Matrícula
Teu Comprovante de Matrícula pode ser retirado acessando o sistemas.furg; dentro do menu Acadêmico > Aluno - Informações Acadêmicas, clicando no botão ATESTADO DE MATRÍCULA ou COMPROVANTE DE MATRÍCULA.
Importante: O documento já sai com uma Chave de Autenticidade que pode ser conferida no site da FURG, dispensando carimbo e assinatura.
Atividades Complementares
Acessa no Sistemas.furg.br o menu Acadêmico > Solicitações dos Alunos > Atividades Complementares e clica no botão Nova Solicitação.
Deliberação 38/1990 do COEPE – Dispõe sobre as avaliações e progressão no Curso.
A Deliberação 38/90 estabelece quais disciplinas necessitam de exame e o valor da nota (Média) para aprovação. Consulta junto o sistema da disciplina (I ou II), que consta nas Informações Acadêmicas que tu acessas pelo sistemas.furg.
Casa do Estudante:
Vide o SITE DA PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) - clica aqui (link externo)
Teu Histórico do Curso (mesmo que ainda em andamento) pode ser retirado acessando o sistemas.furg; dentro do menu Acadêmico > Aluno - Informações Acadêmicas, clicando no botão HISTÓRICO.
O documento já sai com uma Chave de Autenticidade que pode ser conferida no site da FURG, dispensando carimbo e assinatura.
A primeira matrícula varia de acordo com o modo de ingresso na Universidade (ENEM/SISU, Vagas Ociosas, Transferência). Cada rematrícula semestral ou anual depende do Calendário Acadêmico.
Cada modo de ingresso tem calendário e datas diferentes, além de documentação exigida. E presta atenção às normas pra cada ingresso, como documentação exigida, impossibilidade de acumular matrículas, cotas e outras.
CANCELAMENTO DA MATRÍCULA:
Acessa o sistemas.furg e clica na aba SOLICITAÇÕES. Em seguida, seleciona como Unidade a PROGRAD/DIGEA/CRA - Coordenação de Registro Acadêmico e como Tipo de Solicitação a Solicitação de Cancelamento de Matrícula (vide abaixo). Clica em Continuar e anexa a cópia digitalizada da tua Carteira de Identidade.
Deliberação 64/2013 do COEPEA – Dispõe sobre a Mobilidade Acadêmica na FURG Instrução Normativa 02/2014 – Procedimentos para a Mobilidade Acadêmica, com os Formulários dos Anexos 1, 2 e 3.
Pra solicitar mobilidade, além de atender o que cada Edital estipula, o discente tem de estar matriculado e ter cumprido 10% dos créditos ou 50% da carga do 1º ano, e apresentar PLANO DE ATIVIDADES da mobilidade. Então, é só preencher os Anexos, juntar a documentação de cada Edital e abrir processo no Protocolo.
Tutorial Moodle - como cadastrar-se na plataforma Moodle com e-mail da FURG e obter acesso à plataforma.
Instrução Normativa 04/2013 – Dispõe sobre Nome Social na FURG.
É só abrir processo no Protocolo, dirigido à PROGRAD, requerendo o uso do prenome pelo qual és reconhecida/o e juntando cópia da identidade.
RED - Regime de Exercícios Domiciliares
Resolução 12/1982 - COEPE - Dispõe sobre o RED na FURG.
O RED pode ser solicitado por discentes que estejam no 8º mês de gestação, ou que estejam impossibilitados por motivo de saúde ao comparecimento. Basta abrir processo no Protocolo, com a documentação (atestados).
O RED não se aplica a disciplinas ou atividades práticas, nem a estágios.Deliberação 57/1997 – Dispõe sobre a Matrícula
A rematrícula é feita pelo www.sistemas.furg.br, dentro dos prazos de solicitação do Calendário Universitário.
Caso algo dê errado, a primeira semana de aulas é o período de acerto de matrícula, onde deves procurar a Coordenação de Curso pra corrigir os problemas.
Revisão de Notas / Recurso de Avaliações
Deliberação 66/1996 – Dispõe sobre a revisão de notas de avaliações na FURG.
Em até CINCO dias após a publicação das notas, podes entrar com o pedido de revisão da nota. É só protocolar processo no Protocolo, mediante requerimento e com a fundamentação técnica dessa revisão. Referência bibliográfica é sempre recomendável.
Segunda Chamada de Provas e Avaliações
Deliberação 96/2014 do COEPEA - Institui a Segunda Chamada na FURG e diz em que casos é possível.
Instrução Normativa 01/2014 PROGRAD - Define o procedimento para pedir Segunda Chamada (passo-a-passo)
Em até 3 (TRÊS) dias após a prova ou entrega de trabalho, acessa no Sistemas.furg.br o menu Acadêmico > Solicitações dos Alunos > Segunda Chamada, e clica no botão "Nova Solicitação".
Trancamento (de disciplinas ou total)
Normas: Deliberação 058/1997 do COEPEA – Dispõe sobre o trancamento na FURG.
Podes trancar alguma disciplina ou todas. Basta acessar no Sistemas.furg.br o menu Acadêmico > Solicitações dos Alunos > Trancamento de Matrículas, e clicar no botão "Nova Solicitação".
Antes de abrir o processo de trancamento total, passa na Biblioteca e confere tua situação! Os prazos para pedir trancamento estão todos no Calendário Universitário. O trancamento tem validade semestral, portanto é sempre necessário refazer a rematrícula a cada semestre. Calouros (ingressantes) não podem pedir trancamento total!
Crédito: (Procedimentos retirados e adaptados da página: https://sap.furg.br/discentes/vida-academica.html)
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Reunião geral - 24/03/2022
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Documentos Estudantes
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teste de artigo
Unidade C3 - Centro de Ciências Computacionais Campus Santa Vitória do Palmar Campus São Lourenço do Sul Centro Esportivo Coord Cur de Mestrado em Engenharia de Computação Coord Cur de PG em Educação Coord Cur de PG em Educação Ambiental Coord Cur de PG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde Edgraf - Editora, Livraria e Gráfica EE - Escola de Engenharia EEnf - Escola de Enfermagem Esantar - Coordenação da Frota FaDir - Faculdade de Direito ILA - Instituto de Letras e Artes IMEF - Instituto de Matemática, Estatística e Física Nutra - Núcleo de Tradução Proexc/DAC - Diretoria de Arte e Cultura Prograd/Digea/CRA - Coordenação de Registro Acadêmico Proinfra/DOB - Diretoria de Obras Proiti/CGTI - Centro de Gestão de Tecnologia da Informação Proplad/DAM - Coordenação de Almoxarifado Sead - Secretaria de Educação a Distância Secom - Secretaria de Comunicação
Tipo de Solicitação Compra de Itens de Consumo Manutenção de Móveis / Equipamentos Solicitação de Baixa de Bem da Carga Patrimonial do ILA Solicitação de Diárias e Passagens Solicitação de Mobiliário Padrão FURG Solicitação de Transferência de Bem da Carga Patrimonial do ILA para Outra Unidade Coordenação de Artes Agendamento apresentação TCC Assuntos gerais - Sugestões e Outras Solicitações Atividades Complementares Cadastro Orientação de TCC Coordenação de Letras Estrangeiras Coordenação de Português Coordenação de PPGLetras Coordenação de PPGLing Coordenação Português SLS Afastamento para participacão em eventos Material de Almoxarifado Serviços prediais Serviços prediais Solicitações de Viaturas Texto Livre TI - Prédio Administrativo e CELE TI - Prédio Artes Visuais
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INSTITUCIONAL Página Inicial Política Linguística Apresentação Histórico e filosofia Missão e Objetivos Organograma Legislação Atas do Conselho da Unidade Instruções Normativas Estatutos e Regimentos Deliberações Graduação Artes Visuais Bacharelado Apresentação Disciplinas (QSL) Disciplinas (QSL) 2023 Professores PPC Artes Visuais Licenciatura Apresentação Disciplinas (QSL) Disciplinas (QSL) 2023 Professores PPC Letras Espanhol Apresentação Disciplinas (QSL) Disciplinas (QSL) 2023 Professores PPC Letras Francês Apresentação Disciplinas (QSL) Disciplinas (QSL) 2023 Professores PPC Letras Inglês Apresentação Disciplinas (QSL) Disciplinas (QSL) 2023 Professores PPC Letras Português Apresentação Disciplinas (QSL) Disciplinas (QSL) 2023 Professores PPC Letras Português - SLS Apresentação Disciplinas (QSL) Disciplinas (QSL) 2023 Professores PPC Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Especialização em Linguística Especialização em Linguagem Extensão Núcleos NEC NEHISP NELP CELE LABEST Contatos Onde estamos Administração Coordenações Laboratórios Núcleos Professores Horários TAE Projetos Vigentes Cultura Ensino Extensão Pesquisa Grupos de Pesquisa
SERVIÇOS Institucionais Telefones Servidores Processos Patrimônio Documentos Certificados Almoxarifado Área do Estudante Recomentações Estágio Manual para os processos de Estágios Documentos Pedido 2º Chamada Sistema de Avaliação Trancamento Revisão de Prova Regime de Exercícios Domiciliares Área do Servidor AVA Formação Cartilha SEI Afastamentos Manual - ConferenciaWeb Proficiência
CENTRAL DE CONTEÚDOS Ética em Pesquisa Imagens Vídeos ADD ADD 2019 Lives Bem estar na pandemia Conhecendo a SITC - Ouvidoria Caminhos para a inclusão PDI Semana Acadêmica Letras ILA ao vivo Inserir meta
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Graduação
O Instituto de Letras e Artes - FURG é responsável pela oferta de sete cursos no Campus Carreiros. São eles:
- Artes Visuais Bacharelato
- Artes Visuais Licenciatura
- Letras Português
- Letras Português/Inglês
- Letras Português/Francês
- Letras Português/Espanhol (Diurno)
- Letras Português/Espanhol (Noturno)
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Documentos
Utilize o menu lateral para ter acesso as informações relacionadas a:
1. Atas e Memorandos
2. Deliberações
3. Estatutos e Regimentos
4. Instruções Normativas
5. Manuais
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Estatutos e Regimentos
Para acessar o Regimento do Instituto de Letras e Artes, clique aqui.
Para acessar o Estatuto da Universidade Federal do do Rio Grande, clique aqui.
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Os documentos foram extraídos do site do Conselho da Universidade: www.conselho.furg.br
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Disciplinas 2020
Cursos do Instituto de Letras e Artes:
A listagem completa de disciplinas, professores e horários do primeiro semestre de 2020 está disponível clicando aqui.
Formulário de pedido de disciplinas, do primeiro semestre de 2020 está disponível clicando aqui.
Informações importantes para os estudantes:
De acordo com o Calendário Universitário, o período de solicitação de matrícula online, no 1º semestre de 2020, será entre os dias 12 e 16 de fevereiro.
Para solicitar a matrícula é necessário acessar o sistema da Universidade (www.sistemas.furg.br).
O resultado das solicitações serão divulgados a partir do dia 20 de fevereiro.
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Para auxiliar, disponibilizamos uma grade de horários para os estudantes. (Clique Aqui)
A matrícula complementar, regulamentada pela Deliberação N° 005/2000 do COEPE, possibilita ao estudante regular da Universidade cursar disciplina(s) não pertencente(s) ao elenco de seu currículo, entretanto você precisa contar com a concordância da(s) Coordenação(ões) do(s) Curso(s) ao qual pertence cada disciplina, e a soma de carga horária destas disciplinas não pode ultrapassar 30% da carga horária matriculada no período, incluindo-se aí as disciplinas cursadas nesta condição.
Como fazer Você deve gerar o formulário para solicitação de disciplina complementar clicando no botão no seu sistema e, após, imprimi-lo. A seguir você deve procurar a Coordenação do Curso de cada uma das disciplinas complementares que você deseja e, com o formulário preenchido com código, nome e turma pretendidos, pedir aprovação para cursá-la. A Coordenação, por meio de seu representante, concordando com a possibilidade de você cursar esta disciplina e, verificando a existência de vaga na turma pretendida, ou, abrindo mão de uma de suas vagas, deverá assinar e carimbar a permissão, preenchendo de qual curso a vaga será suprimida e para qual curso será disponibilizada.- A seguir você deve procurar a secretaria do instituto que disponibiliza a vaga, munido do formulário preenchido pelo coordenador, para que a mesma providencie o remanejo de vaga do curso original para o curso no qual você está matriculado. Deverá, também, preencher a parte do formulário que lhe cabe e, após assinar a permissão, lhe devolver para que você possa apresentá-lo na sua Coordenação de Curso durante o período reservado no calendário aos acertos de matrícula, de 27 de Fevereiro a 6 de Março, quando, então, o seu Coordenador pode efetivar sua matrícula nesta disciplina. -
Agendamentos
O agendamento de horários para utilização dos espaços do ILA pode ser feito diretamente na Secretaria do Instituto ou pelo sistema da Universidade.
Pelo sistema siga as instruções a seguir:
1. Acesse o Sistema: sistemas.furg.br
2. Clique em Solicitações
3. Selecione o ILA - Instituto de Letras e Artes em Unidade
4. Selecione Agendamentos em Tipo de Solicitação
5. Preencha o formulário
Observação: Descreva as necessidades de computador, projetor, som, microfone e etc. no campo de observações ou no campo de finalidade do evento.
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Área do Estudante
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1. Estágio
2. Pedido 2ª Chamada
3. Sistema de Avaliação
4. Trancamento
5. Revisão de prova
6. Regimento de Execícios Domiciliares
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teste de edital antigo
artigo teste
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Deliberações Instituto de Letras e Artes